O Ajax surpreendeu o Real Madrid nas oitavas-de-final, e buscava a partir desta quarta-feira, surpreender a Juventus. O pentacampeão da Europa encarava a Gigante italiana, que busca enfim voltar a conquistar a UEFA Champions League, algo que não ocorre desde 1996, quando bateu o próprio Ajax para levantar a orelhuda mais cobiçada da Europa.


Ajax vs Juventus - Football tactics and formations

O Ajax fez um jogo corajoso, buscando marcar a Juventus no campo de ataque com encaixes, para não permitir que a bola chegasse de maneira limpa aos atacantes bianconeros, e acumular roubos de bola em zonas adiantadas. Dr fato, o planejamento de jogo de Ado ten Haag até foi bem executado, mas havia uma diferença de hierarquia entre as duas equipes. Foi claro que o Ajax conseguiu ativar bem o pivô de Tadic, e de Jong na base da jogada, criando situações e exigindo boas defesas do goleiro Szesny, mas a Juventus, nas poucas chances que teve, chegou primeiro ao gol. Já no final do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo tabelou com Bentacur, e atacou o espaço na área, aparecendo num mergulho para balançar as redes defendidas pelo goleiro Onana, e inaugurar o placar.

Já no começo do segundo tempo, o atacante brasileiro David Neres foi lançado na extrema-esquerda, e arrancou. Na sequência, ele cortou para dentro, e desferiu um chute certeiro, para empatar o jogo. O empate dava maior justiça para o que se via em campo, mesmo que o Ajax merecesse até a vitória. Os Godzens criaram chances para marcar novamente durante o restante da partida. A Juventus só melhorou com as entradas de Dybala e Douglas Costa, que lhe deram capacidade para atacar  em campo aberto, mas no final da partida, já se mostrava até mesmo feliz com o empate, já que joga por uma igualdade sem gols ou vitória na próxima semana, para mais uma vez avançar até as semifinais de uma Liga dos Campeões da Europa.

Ao Ajax só resta vencer, ou empatar de 2 a 2 para cima, e surpreender, mais uma vez, como foi contra o Real Madrid. Mas quem dirá que algo é impossível para este Ajax, que empolga a cada partida neste ano de 2019, com um modelo de jogo ousado bem definido, desafiando os gigantes do continente.