Na temporada passada, Liverpool e Porto se enfrentaram pela Liga dos Campeões, ainda nas oitavas-de-final, e uma goleada dos Reds por 5 a 0, matou o duelo ainda na ida. Uma temporada depois, o sorteio colocou as equipes novamente, frente e a frente, já nas quartas-de-final. Era esperado um duelo eliminatório mais equilibrado, entre duas equipes que lutam por títulos em suas ligas nacionais, e evoluíram seu modelo de jogo. Hoje o Porto parece mais completo, dentro de seu jogo direto, do que há um ano, enquanto o Liverpool aprendeu a pausar mais ações, e dosar as subidas de pressão na marcação em campo rival.

Porto vs Liverpool - Football tactics and formations

No jogo de ida, disputado nesta Terça-feira, apesar de o Liverpool não ter aberto uma vantagem tão boa, o placar conquistado, com uma vitória por 2 a 0 em casa, ainda é muito bom, e lhe dá uma vantagem termenda para a partida de volta, a ser realizada em Portugal, dentro de uma semana. Os Reds contaram com gols de Mané e Firmino, para se aproximar de mais uma semifinal europeia

O Liverpoool conseguiu, desde o começo da partida, acelerar o jogo com lançamentos longos. Sabendo que o Porto concede pouco entrelinhas, Klopp orientou sua equipe a buscar a ruptura em velocidade, com muito jogo exterior e construção desde trás, para bater os portugueses na agilidade, e deu certo. Logo no começo, após uma jogada de Mané pela esquerda, Keita abriu o placar. Depois, Firmino, que trabalho muito bem nos apoios fora da área, deixando a profundidade por dentro para Mané e Salah, ampliou o placar. A partida perdeu ritmo logo após, mas o Porto só conseguiu atacar com as rupturas de Sadio Mané, e pouco ameaçou a meta de Alisson de outras formas. Uma reversão de vantagem é improvável, ao menos que o time de Sergio Conceição surpreenda muito os comandados de Jurge Klopp na próxima semana.