tottenham


Manchester City e Tottenham fizeram nesta quarta-feira, o jogo de volta das quartas-de-final da Champions League 2018-2019. Na ida, os Spurs venceram em seu novo estádio por 1 a 0, com um gol de Son. Na volta, a equipe londrina até perdeu por 4 a 3, mas avançou no saldo qualificado, alcançando pela primeira vez na era moderna uma semifinal de Liga dos Campeões.


Tottenham vs Manchester City - Football tactics and formations



Após dez minutos, Manchester City e Tottenham já mostravam que teríamos uma noite histórica. O Manchester City começou jogando com Mendy como lateral-esquerdo, Kompany e Laporte na zaga, e Bernardo Silva na extrema-direita. Kevin De Bruyne foi um dos meias, e Gündogan entrou no lugar de Fernandinho na posição de volante. O City buscava desde o começo jogar com as tabelas a partir da extrema-direita, em associações de Bernardo Silva com De Bruyne. O Tottenham povoou o meio-campo, com Eriksen no vértice, em cima de Gündogan, tentando ativar a velocidade de Lucas Moura e Son Heung-Min. A intenção de Pochettino era castigar os Citizens em transição, com Dele Alli como epicentro. Mas, numa jogada de circulação no meio, veio uma boa parede de Agüero, que encontrou Sterling livre na esquerda, para chutar sem chances de defesa para Hugo Llorris. 

A eliminatória estava empatada nesta altura, mas apenas cinco minutos depois, o Tottenham já estava na frente, nela e no jogo, com dois gols de Son, após transição. O ritmo da partida era extremamente Premier League, e numa tabela entre De Bruyne e Bernardo Silva na extrema-direita, o português empatou o jogo, isso com onze minutos apenas. O restante do primeiro tempo teve o Tottenham se vendo mais dificultado com lesões, com Sishoko se machucando, e Pochettino teve de recorrer à Fernando Llorente para o comando de ataque. O City teve mais posse de bola, mas demorou para marcar o seu terceiro gol, que só saiu na segunda etapa.

O terceiro tento Citizen veio após mais uma tabela de De Bruyne e Bernardo Silva. Aguero fez o quarto gol do Manchester City, algo que dava a vaga aos Skyblues. A eliminatória parecia definida, mas Llorente, após um escanteio, descontou, para voltar a dar a vantagem no saldo qualificado ao Tottenham. Nos acréscimos, Aguero serviu Sterling para fazer o que seria o quinto gol do City, mas o VAR anulou o mesmo, por conta de um milimétrico impedimento de Aguero, no começo da jogada. Não haveria mais tempo para uma reação, classificando o o Tottenham para as semifinais

O Tottenham chega nas semifinais da Copa/Liga dos Campeões pela segunda vez na história, a primeira após 1962, e a primeira na era moderna. Numa eliminatória trepidante, a Batalha do Etihad viu um City brilhando com versões afiadas de De Bruyne, Aguero, Sterling e Bernardo Silva, mas algumas falhas de Ederson e dos zagueiros, e especialmente, Pochettino se superiorizando na prancheta na relação com Guardiola, que mais uma vez fica de fora das semifinais da Liga dos Campeões, a terceira, em três temporadas com o City.