Unai Emery já foi treinador do Valência. Hoje, ele comanda o Arsenal, na primeira temporada pós era Arsene Wenger. E nesta quinta-feira, Valencia e Arsenal fizeram o jogo de ida das semifinais da Europa League 2018-2019, com a equipe inglesa vencendo de virada, no Emirates Stadium por 3 a 1, abrindo boa vantagem para estar em Baku, ao menos que de tenha uma reversão na semana que vem, no Mestalla.
Marcelino, com ausências como Coquelin ou Kondogbia, optou por não jogar no 4-4-2, indo para o 3-5-2, procurando ter superioridade na defesa para defender Aubamyeang e Lacazette, e explorar o contra-ataque com Gonçalo Guedes e Rodrigo. Além disto, um outro zagueiro, Diakhaby, foi colocado como volante único, para cuidar da zona de Ozil. A idéia teve sucesso no começo do jogo, com o time de Emery tendo muitas dificuldades para gerar situações de gol, e os morcegos chegando a abrir o placar.
Os espanhóis defenderam muito mal a sua área, com Neto e Roncaglia errando demais, e isso diante de Lacazette e Aubameyang é letal. Além disso, Diakhaby, fora de posição, não conseguiu se deslocar bem entre as linhas de meio e defesa. Sokratis e Koscielny controlaram muito bem as investidas dos atacantes rivais, e Xhaka organizou a equipe em torno da bola, facilitando a transição defensiva. Quando o Valencia teve suas transições ofensivas, invariavelmente viu os defensores do Arsenal afastarem o perigo, ou Petr Cech fazendo uma de suas últimas grandes noites europeias, e teve de amargar o revés.