Chelsea é o campeão da Europa League 2018-2019


A final da Europa League 2018-2019, por si só já era histórica. Pela primeira vez dois ingleses, e pela primeira vez dois clubes da mesma cidade, se encontravam na grande decisão do segundo maior interclubes do Velho continente. Chelsea e Arsenal se enfrentaram no Estádio Nacional de Baku, no Azerbaijão, para definir qual londrino terminaria com a taça. Para o Arsenal, o jogo também significava a possibilidade jogar a Champions League na próxima temporada. Era sabido, que o melhor Chelsea na temporada foi melhor que o melhor Arsenal, sobretudo na Premier League, enquanto o Arsenal foi mais regular, tendo menos depressões ao redor da época. Mas no final das contas, pesou a maior qualidade técnica.


Chelsea vs Arsenal - Football tactics and formations


Em campo, tivemos um primeiro tempo equilibrado, mas o Chelsea marcou seus gols decisivos no começo da segunda etapa. O jogo em muito foi decidido pelos roubos de bola em zonas avançadas. Após cinco minutos iniciais azuis, o Arsenal tomou o domínio em campo, não deixando o Chelsea sair jogando, e usando o seu jogo exterior com apoios dos atacantes, para castigar as costas dos laterais do time do técnico Maurizio Sarri. Os Gunners marcaram os Blues por encaixes, mesmo atuando no 3-4-1-2, contra o 4-3-3 rival. Os dois atacantes, Aubameyang e Lacazette, marcavam os zagueiros do Chelsea, Ozil cuidava de Jorginho, o epicentro de criação e saída de bola da equipe de Sarri, enquanto os alas, Maitland-Niles e Kolasinac, subiam para pressionar os laterais, e os volantes, cuidavam dos interiores.

A partir do segundo quarto de jogo, o Chelsea passou a conseguir bater a pressão do time de Unai Emery, muito por conta do maior desgaste por parte de Ozil, que já não conseguia mais vigiar Jorginho com a mesma intensidade, e também a somar roubos em zonas avançadas, além de momentos de posse de bola. Os Blues juntavam Jorginho, Kovacic, Kanté e Emerson em apoios à Hazard, atacando espaços entrelinhas e intralinhas nas costas do ala-direito dos Gunners, Maitland Niles. O domínio do Chelsea contava com o ataque sendo ativado, e Hazard tendo espaço para o lance individual, com Giroud e Pedro como opções a ser servidas para finalizar. Giroud também foi importante viabilizando saídas diretas, graças à sua capacidade de receber jogo direto de costas, por cima e por baixo. O placar só não foi aberto na primeira etapa, pois Petr Cech não deixou de brilhar em seu último jogo como profissional, mas três gols azuis no começo da segunda etapa, definiram o encontro.

Primeiro, após jogada exterior pela direita e inversão, Emerson cruzou e Giroud apareceu na área para se abaixar e cabecear, e para inaugurar o marcador, se consolidando como artilheiro da Europa League 2018-2019. O gol surgiu após uma perda de bola do Arsenal no meio. Também em saída rápida, Hazard teve espaço no flanco esquerdo para encontrar Pedro, que dobrou a vantagem. Numa roubada de bola na saída do Arsenal, Giroud sofreu pênalti, que Hazard cobrou e converteu. O 3 a 0 encaminhava muito a conquista.

Unai Emery tentou alterar o panorama da partida, alterando seu sistema, e conseguiu sofrer menos com perdas em campo próprio, mas pouco após Iwobi marcar um golaço para descontar, o Chelsea chegou a mais um gol, com Hazard, decretando o placar de 4 a 1. O nervosismo não permitiu aos Gunners nem mesmo um novo desconto, com algumas chances perdidas. Acima de tudo, a final da Liga Europa 2018-2019 foi um ótimo jogo, onde o fã de futebol pode ver as caras de Unai Emery, e Maurizio Sarri, em suas equipes, com apenas uma temporada de trabalho. Ambos merecem sequência.

O Chelsea jogará a Supercopa da UEFA 2019 em Gdansk, na Polônia, no mês de Agosto, contra o Campeão da Champions League 2018-2019. Os Blues, com o título da Liga Europa e a terceira colocação na Premier League, vão jogar também a Champions League 2019-2020. O Arsenal estará novamente na Europa League na próxima temporada.