Guardiola na Juventus: como seria um eventual casamento?


Nos últimos dias, vários veículos vem especulando uma possível ida de Pep Guardiola para a Juventus. Atualmente técnico do Manchester City, Gardiola é capaz de redefinir os parâmetros futebolísticos por onde passa, elevando o nível de competição ao seu redor, tornando o esporte mais agradável para o público e os profissionais. Massimiliano Allegri é um excelente treinador, e um estrategista de mão cheia, mas não é capaz de fazer o mesmo efeito do espanhol.

O Bayern de Munique já era a principal força histórica do futebol alemão, e ganhava a Bundesliga, em média, ano sim, ano não. Com Guardiola, o Bayern virou hegemônico, e conquista a Bundesliga todo ano desde sua chegada, somando pontos como nunca havia feito, e além do mais, sendo uma potência também no continente, batendo sempre em semifinais de UEFA Champions League (a exceção foi em 2018-2019, quando os efeitos de sua saída para o Manchester City começaram a bater). Se Guardiola fosse para a Juventus, poderia fazer a mesma coisa, tornando a Veccia Signora uma potência continental, o time a ser batido no futebol europeu. Além de tudo, Guardiola é referencial em um futebol agradável ao fã do esporte, o que iria atrair público  para a Juventus.

Além do mais, Guardiola eleva o sarrafo da Liga em que trabalha, provocando a evolução das equipes de maneira geral. Guardiola eleva o patamar de suas equipes, e para competir com elas, os rivais também precisam evoluir. Com clubes fortes, temos uma liga forte, que compete bem na Europa, e torna também a seleção forte. Espanha, Alemanha, e Inglaterra, foram destaques nas últimas Copas, chegando nas semifinais quando Guardiola trabalhava lá, com as duas primeiras, inclusive, terminando com a taça. A Itália também poderia contar com essa evolução, com uma liga subindo de nível, a seleção crescendo, após ficar de fora da Copa do Mundo de 2018, e os clubes, fora a Juventus competindo melhor na UEFA Champions League, e na Europa League.

Contudo, uma eventual ida de Guardiola para a Juventus não passa de especulação, e uma eventual análise de seu possível trabalho, é só um exercício de imaginação. O que se sabe, é que Guardiola é um adubo capaz de fertilizar suas equipes e as rivais, ajudando a evoluir o nível do futebol, por onde passa.