Tivemos nessa semana, os jogos da segunda rodada da Copa do Mundo feminina 2019, com algumas seleções conseguindo classificação para as oitavas-de-final, e/ou, conseguindo resultados importantes.
A França da Copa do Mundo 2019 de futebol feminino é um time não muito brilhante, mas muito competitivo. A seleção anfitriã do torneio soma seis pontos em dois jogos, após bater a Noruega campeã do Mundo em 1995, e um dos poucos países europeus a participar de todos os Mundiais. O jogo entre a antiga dona do Mundo, e a seleção que conta com a base formada por jogadoras do hegemônico Lyon, mais atletas de PSG e Montpellier, não poderia ser nada menos que excelente, com duas seleções marcadas pela solidez, pegada, contundência, força e autoridade.
A França tevê Amandine Henry comandando a equipe a partir da base da jogada, fosse com um passe, fosse subindo para pegar uma segunda bola, ou cobrir um espaço. No ataque, Le Sommer, fez muito e ainda o gol decisivo, convertendo um pênalti assinalado com a ajuda do VAR. Após abrir o placar, o time da treinadora Corinne Diacre, que colocou desta vez Gauvin no lugar de Cascarino, e passou Diani, a velocista do PSG, para a extrema direita, chegou a abrir o placar, com a própria Gauvin mandando a bola para as redes, após um cruzamento de Majri, mas viu um gol de Renard, contra, deixar tudo igual.
A Noruega era competitiva, marcava bem em 4-4-2, e negava espaços. Contudo, a França possui suas armas, e a bola parada é uma delas. O gol desta vez saiu de pênalti, mas poderia ter vindo em uma falta, ou um escanteio.
Em Guingamp, a Nigéria venceu a Coréia do Sul por 2 a 0, com um gol contra, e outro da sua ás Oshoala. Já no grupo B, a Alemanha venceu a Espanha por 1 a 0, com um gol de Sara Dabritz, em partida de ótimo nível. Com o triunfo, as alemães também estão classificadas para as oitavas-de-final, e apesar de não terem tido uma prática de atuação brilhante, foram muito sólidas, contra um dos melhores times da competição. No outro jogo da chave, a China enfrentou a África do Sul, e venceu por 1 a 0.
No grupo C, a Austrália bateu o Brasil de virada por 3 a 2, e a Itália fez 5 a 0 na Jamaica. Já no grupo D, a Inglaterra fez 1 a 0 na Argentina, e o Japão bateu a Escócia por 2 a 1. No grupo E, o Canadá bateu a Nova Zelândia por 2 a 0, enquanto a Holanda fez 3 a 1 em Camarões. Na chave F, os EUA venceram o Chile por 3 a 0, e a Suécia fez 5 a 1 na Tailândia.
Itália, Inglaterra, Holanda, Canadá, Estados Unidos e Suécia, também estão asseguradas nas oitavas-de-final, assim como França e Alemanha, faltando apenas a definição de mais oito vagas.