Treinador: Hajime Moriyasu (Japão)
Desempenho na Copa do Mundo 2018: eliminado nas oitavas-de-final, após perder de virada para a Bélgica pelo placar de 3 a 2.
Craque: Okazaki (Leicester).


Vice-Campeão da Copa da Ásia 2019, o Japão chega a Copa América como favorito. A seleção japonesa é muito jovem, sendo basicamente um time Sub-23, com as presenças de meia dúzia de veteranos, dos quais é possível destacar o goleiro Kawashima, os meias Gaku Shibasaki e Nakajima, e o atacante Okazaki. Esta base Sub-23 vai representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e será a base do projeto Copa do Mundo 2022. A maioria vem com o mesmo treinador desde a base, e cresceu com ele.

Essa seleção olímpica japonesa, joga geralmente no 3-4-2-1, apostando muito na manutenção da posse de bola. A busca é por construir os ataque através de passes curtos, acionando os zagueiros para a construção, e apoio dos alas para dar amplitude no ataque, deixando os extremos por dentro. Contudo, há dificuldades para essa criação contra equipes muito fechadas, e assim o jogo aéreo vira uma opção, com Yoshida e Okasaki sendo armas fortes, no caso do zagueiro, especialmente, em bolas paradas.





Imagem: FIFA