O Peru competiu bem na final, graça se à sua pressão média-alta, e ao seu jogo exterior pelo lado direito, com Advíncula, Cueva e Flores somando passes e gerando jogo por aquele setor. O Brasil foi pouco profundo pelos lados, e só chegou ao seu gol com Everton, após uma das três jogadas laterais bem executadas pelo selecionado canarinho. Depois, justamente em uma jogada pela direita, o ataque peruano gerou um pênalti convertido por Guerrero, para empatar. Poucos minutos depois, uma perda em campo próprio de Yotun, gerou o gol do 2 a 1.
Após o retorno do intervalo, o Brasil melhorou, com Arthur tendo maior impacto dentro do jogo, e Coutinho somando ações por dentro. Foram vários remates logo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, contra apenas quatro na primeira etapa. Mas, o Peru seguiu gerando jogo com os apoios de Christian Cueva, e teve opções para empatar, especialmente após Gabriel Jesus ser expulso, por conta de levar o segundo cartão amarelo. O terceiro gol brasileiro só saiu no acréscimos, com Everton sofrendo pênalti, e Richarlison convertendo a cobrança.
Argentina fica em terceiro
A Argentina venceu o Chile por 2 a 1, no Sábado, e garantiu o terceiro lugar da Copa América. Aguero e Dybala marcaram os gols argentinos, enquanto Vidal, de pênalti, decsontou para os chilenos. Ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos, Messi e Medel acabaram expulsos, após o argentino ser peitado pelo chileno.
Todos os resultados da Copa América 2019: