Kobenhavn x Brondy: o dérbi de Copenhague

.
A Dinamarca já viveu grandes momentos no futebol, e não é de hoje que o torcedor local é um verdadeiro apaixonado por futebol.  Os dois clubes mais fortes da capital e do país, o Brøndby e o København fazem o Copenhagen Derby, um jogo sempre cercado de muito  drama, una grande atmosfera e alta tensão. O jogo também recebe os nomes de Slaget om København (a batalha de Copenhague), Nyklassikeren, e até mesmo New Firm, em referência à famosa rivalidade da Escócia entre Rangers e Celtic, chamada de Old Firm.

O próprio "New", já indica que o clássico é um novi dérbi, e não tem a história que há por trás de um Celtic x Rangers, por exemplo. A rivalidade começou a existir no dia 1° de julho de 1992, dia em que uma fusão histórica mudou para sempre o cenário di futebol dinamarquês. O Brondby era a grande potência, tinha sido semifinalista da Copa da UEFA, e formava a base da seleção dinamarquesa campeã da Eurocopa naquele ano. Reinava com tranquilidade, até que surgiu uma nova agremiação, disposta a bater de frente com ele.

O KB e o B1903, dois dos maiores clubes da Dinamarca, se uniram para formar um novo clube, o FC  Kobenhavn. A nova agremiação passaria a mandar seus jogos no novo Estádio nacional de Copenhagen, e logo, se tornaria a mais forte de toda a Escandinávia. Somando os títulos do Kobenhavn aos do KB, o clube é o mais bem sucedido do futebol dinamarquês, e tem uma ampla superioridade sobre o Brondy desde a sua fundação, tanto em termos de títulos, quanto em confrontos diretos.

O primeiro entre os dois, aconteceu no Estadio Brondby, no dia 9 de Setembro de 1992, e terminou com empate em 1-1. Posteriormente, as duas equipes voltaram a se enfrentar ainda naquela temporada, com vitória do Kobenhavn por 2x0. O novo clube se sagrou campeão nacional logo em sua primeira temporada, fato que se tornaria corriqueiro.

O Brondby não ficou parado, e buscou se fortalecer novamente, conquistando três títulos nacionais consecutivos entre 1996 e 1998, período no qual chegou até a vencer o Liverpool em um jogo de Copa da UEFA. Nesta mesma época, também alcançou a marca de cinco triunfos seguidos no dérbi entre maio de 1996 e julho de 1997, parecendo que voltaria a ocupar o posto de grande clube da Dinamarca.

Desde então, no entanto, as coisas voltaram a mudar. Após a passagem de Roy Hodgson pelo Copenhagen em 2000, o clube adquiriu um patamar diferenciado, muito acima dos outros do país. Desde a sua Refundação, o Copenhagen já faturou a Liga dinamarquesa 11 vezes. O Brondy, desde os três títulos conquistados de maneira consecutiva, só se sagrou campeão dinamarquês duas vezes, sendo a última na temporada 2004-2005. Desde então, os leões reinam absolutos, e agora já colocam