Braga x Vitória de Guimarães: o Dérbi do Minho



A rivalidade entre Braga e Vitória de Guimarães é uma das mais intensas do futebol português. O dérbi do Minho, pode não ser tão famoso quanto o Clássico de Lisboa ou o Porto x Benfica, mas talvez guarde mais sentimentos.

Mais do que uma rivalidade entre dois clubes, o dérbi representa a rivalidade entre duas cidades. Antes mesmo da consolidação do Estado português, Braga e Guimarães já brigavam pelo.poder regional, através da disputa pelo poder entre os Arcebispos de Braga e os Condes do Condado Portucalense. Foram passando os anos, e as duas cidades começaram uma ferrenha disputa econômica, na qual Braga leva vantagem.

O Braga surgiu em 1921, criado por um grupo de estudantes, tendo forte influência do Arsenal da Inglaterra. Não à toa, o apelido da equipe é arsenalistas. Contudo, a agremiação carrega em seu escudo a tradição religiosa da cidade mostrando o apego que tem às origens. O Vitória foi fundado em 1922, resultado da fusão de outras equipes. O primeiro duelo oficial entre os rivais aconteceu em 1947.

Em termos de conquistas, o Braga conta com uma Taça da Liga, uma Copa de Portugal e um Intertoto, enquanto o Vitória já conquistou uma Copa de Portugal e uma Supercopa do país. No continente, a vantagem também é do Braga. O clube jogou a fase de grupos da UEFA Champions League 2010-2011, e nesta mesma temporada, alcançou a final da Liga Europa. Os dois também são os clubes que mais tem conseguido se meter entre os grande lusitanos, e tem as maiores torcidas de Portugal depois do trio de ferro.