A importância do sistema tático no futebol


O ano é 2018. Falar sobre a importância dos esquemas táticos parece algo óbvio, mesmo que alguns ainda venham a questionar ela. A adaptação dos sistemas mais recente, se deu com a consagração de uma nova safra de treinadores no planeta. A consagração do Barcelona de Pep Guardiola e do Real de Mourinho, também propiciaram uma certa necessidade nesta mudança, algodão que ocorre com a passagem temporal, remodelando o futebol, como em tudo no planeta.

Nos últimos anos, a liga espanhola passou a receber os melhores jogadores do mundo. Real Madrid, Barcelona e Atlético, passaram a contar com os melhores atletas do planeta. Para tentar parar os mesmos, os menores times da Espanha passaram a ter a necessidade de elaborar sistemas de jogo cada vez mais diferentes. Para furar estas ''retrancas'', os grandes também precisaram adaptar conceitos. Esta adaptação tática fez com que as equipes espanholas passassem a dominar as competições internacionais, e propiciou uma adaptação  também em outros países.
Primeiro foram os alemães. O Borussia Dortmund de Klopp/Tuchel e o Bayern de Heynckes/Guardiola, revolucionaram a Bundesliga. Mais recentemente, a Ligue 1, e até mesmo a Serie A e a Premier League, ligas já consideradas as melhores do planeta, também já começaram a entender a importância de dominar para ter sucesso - mesmo que isto vá contra a cultura futeboleira dos dois países. Mesmo o Brasil, onde a tática era vista com preconceito, após o 7 a 1, já começa a se ver obrigado a mudar, para não ficar para trás, mesmo dos vizinhos sul-americanos.

O esquema tático não perdeu importância, mas com a sua adaptação, a maneira como ele era tratado é que foi mudada. Hoje, definir uma equipe em um modelo pré-determinado, como um 4-4-2, ou um 4-3-3, pode ser precipitado, dadas as diferentes maneiras como as equipes se movimentam em campo, nas diferentes fases de um mesmo jogo, e ao redor de uma temporada. Os conceitos do futebol mudam com o tempo, e precisamos evoluir com eles na análise, sem dividir nada entre velho e novo, e especialmente, sem preconceito. Assim, podemos concluir que as plataformas táticas como o 3-4-3 ou o 4-4-2, são apenas diagramas, que se adaptam aos movimentos.

Há de se diferenciar o sistema, esquema, ou plataforma tática, do modelo de jogo, que é o conjunto de comportamento ou estilo de jogo da equipem que é como ela se porta em campo nos quatro momentos do jogo. Há uma dinâmica a ser executada em campo, que são tarefas distribuídas entre os jogadores da mesma equipe. A plataforma tática, serve como referência para os deslocamentos dos jogadores através da dinâmica, e as ações individuais e coletivas.