No final dos anos 1960 e início da década de 1970, o chamado "futebol total" tornou-se um marco na história do esporte, caracterizado pela forma de jogar do Ajax e da seleção da Holanda daquele tempo.
O grande responsável por esta parte da história foi o técnico Rinus Michaels. Ele dirigiu o Ajax de 1964 a 1971, formando no clube uma grande estrutura. Contou com uma grande geração de jogadores, com grande preparo físico, habilidade e visão de jogo. Eram craques como Johan Cruyff, Neeskens, Rep, Krol, Haan e Vasovic, que ordenados, não guardavam posições fixas em campo, e atuavam em bloco , com velocidade, num 4-3-3. Este mesmo Ajax, ao lado do Feyenoord, formou a base da seleção holandesa que encantou o Mundo na Copa de 1974, e ficou conhecida como "Laranja mecânica".
Uma das primeiras demonstrações deste poderio do Ajax para o mundo foi na Liga dos Campeões de 1970-1971. Os holandeses passaram por 17 Nëntori Tirana, Basel, Celtic e Atlético de Madrid, até derrotar o Panathinaikos na Final, e levantar a sua taça no torneio.
Em 1972, o Ajax venceu a Eredivisie, a KNVB Cup e a Copa dos Campeões, se tornando o segundo clube na história a conquistar um tríplice coroa. O primeiro, havia sido o Celtic, em 1967. Liderados por Cruyff e outros jogadores da seleção holandesa, como Dick van Dijk, Ruud Krol, Gerrie Muhren, Nico Rijnders e Heinz Stuy, o clube eliminou Dynamo Dresden, Olimpique Marseille, Arsenal e Benfica, até chegar na decisão, onde com a sua melhor versão não deixou a Internazionale ver a cor da bola, aplicando um 2x0 que podia ter sido mais.
Ainda em 72, Rinus Michaels transferiu-se para o Barcelona, sendo substituido por Stefan Kovacs, que manteve o esquema vitorioso de seu antecessor. Assim, na temporada 1972/73, o Ajax entrou novamente com tudo na Copa dos Campeões. O time eliminou adversários como Bayern e Real Madrid no caminho, até decidir a competição com a Juventus, de Zoff, Capello e Altafinni. A decisão foi disputada no Red Star Stadium, em Belgrado, e foi bem apertada. Contudo, o Ajax venceu por 1 X 0, gol de Rep, faturando assim o seu terceiro título da maior competição de clubes do continente europeu.
Ainda em 1973, Cruyff foi negociado com o Barcelona. O Ajax, a partir daí, começava o final de um ciclo, e encerrava a sua primeira fase gloriosa.