Em 1991, quando era treinado pelo técnico croata Mirko Jozic, o Colo-Colo de 1991 foi campeão da Libertadores, trazendo ao clube, a superação do trauma da derrota na final de 1973. Aproveitando a Guerra dos Balcãs, o clube chileno foi à Iugoslávia buscar o comandante da seleção Sub-20 do país, que havia sido campeão do Mundial Sub-20 em 1987.
No começo de seu trabalho, Jozic atuava na base, mas depois, assumiu o time principal. Na Libertadores de 1991, o XI base do Colo-Colo era formado pelo goleiro Morón, os defensores Margas e Garrido, o volante e capitão Pizarro, os meias Yañez, Espinoza e Peralta, os atacantes Barticiotto, Dabrowski, Pérez e Martínez. A caminhada no torneio começou em um grupo com Deportes Concepción, LDU e Barcelona de Guayaquil, no qual o Colo-Colo ficou na primeira colocação.
Nas oitavas-de-final, o Colo-Colo eliminou o Universitario, do Peru, vencendo por 2 a 1 em Santiago. Nas quartas-de-final, superou o Nacional, do Uruguai, antes de enfrentar o Boca Juniors, nas semifinais. Após uma vitória da equipe argentina em Buenos aires, por 1 a 0, com gol de Graciani, o Cacique venceu 3 a 1 em casa, com gols de Martínez, duas vezes, e Barticiotto.
Na final, o Colo-Colo enfrentou o Olimpia, então atual campeão da América, ficando na ida em um empate sem gols. Na volta, em Santiago, o time de Jozic venceu por 3 a 0, para consumar a conquista.
Time-base: Morón; Mendoza, Margas Garrido e Ramírez; Pizarro, Yañez, Espinoza e Peralta; Barticiotto (Pérez) e Martínez. Técnico: Mirko Jozic.
0 Comentários