Grandes Times: o Derby County de 1971-1972


Na era Premier League, Leicester e Blackburn já surpreenderam a Inglaterra. De maneiras diferentes, Foxes e Rovers saíram da segunda divisão para o topo do país em poucas temporadas, algo similar ao que o Nottingham Forest fez no final dos anos de 1970. Anteriormente, outro time também fez algo similar ao feito do trio: o Derby County. A equipe subiu à primeira divisão em 1969, e sob às ordens do lendário Brian Clough ficou com o título de campeão em 1972, numa das histórias mais legais do futebol na terra da rainha.

Brian Clough era mais que um simples treinador. Após sair do Hartlepools United, ele chegou para dirigir o Derby na segunda divisão, em 1967. Após conseguir o acesso na temporada 1968-1969, ele terminou a temporada 1969-1970 com um quarto lugar na elite, e uma época depois ocupou o nono lugar. Na temporada 1971-1972, o Derby já tinha um timaço, e estava pronto para alcançar o seu ápice.

O gol dos Rams era muito bem defendido por Colin Boulton. Ele foi titular nas 42 rodadas do Campeonato Inglês de 1971-1972, somando 23 Clean Sheets. Na sua frente, Webster ocupava a lateral-direita, o capitão McFarland e Todd a zaga, enquanto Robson era o lateral-esquerdo. Todd, por sinal, foi considerado o melhor jogador do Derby na temporada.

O meio-campo do Derby contava com John McGovern, Alan Durban e Archie Gemmill. Jogadores das seleções da Inglaterra, de Gales e da Escócia, respectivamente, eles davam a devida sustentação aos demais setores. O ataque tinha o virtuoso Alan Hinton, além dos letais John O'Hare e Kevin Hector

Após um começo de temporada sem um único time desgarrando na ponta, a liga inglesa só foi esquentar no final. Provavelmente, a reta final do Campeonato Inglês da temporada 1971/72, foi uma das mais disputadas da história. Faltando pouco para o final da competição, o Manchester City derrotou o Derby County por 2 a 0 no Maine Road, em jogo válido pela última rodada.

Os Citizens assumiam assim a liderança, mas Derby, Liverpool e Leeds tinham jogos atrasados.
Poucos dias depois, o Derby derrotou o Liverpool por 1 a 0 e assumiu novamente a ponta. Precisaria secar o próprio Liverpool e o Leeds, que ainda fariam um jogo atrasado cada. Pois o Leeds acabou perdendo para o Wolverhampton por 2 a 1 no Molineux, e o Liverpool empatou sem gols com o Arsenal no Highbury.

Os Rams conquistavam assim, de maneira dramática, o seu primeiro título inglês na história.  O Derby não era o time mais rico, não tinha necessariamente os melhores jogadores, mas com um grupo unido e o trabalho de Clough, acabou vencedor.

Na Copa dos Campeões 1972-1973, o Derby até eliminou o Zeljeznicar da Iugoslávia na fase inicial, o Benfica na segunda etapa e o Spartak Trnava na terceira, mas acabou caindo nas semifinais, diante da Juventus. 

Pouco tempo depois, agora com Dave Mackay como treinador, o Derby voltou ao topo do futebol inglês. Mackay chegou a defender o clube como jogador, e foi contratado em 1974 com a missão de fazer o torcedor dos Rams esquecer Clough. E conseguiu, levando o clube ao seu segundo título inglês na história.

Clough, na segunda metade da década de 1970, voltaria a fazer história, conduzindo o Nottinhgham Forest de volta à elite inglesa, e levando o time à conquista do seu único título nacional e ao histórico bicampeonato da Copa dos Campeões. Curiosamente, Forest e Derby são rivais, e só convergem quando o assunto é a gratidão e a idolatria ao eterno mago Clough.