Grandes Times: o Eintracht Frankfurt de 1979-1980


O Eintracht Frankfurt viveu grandes momentos na década de 70. O clube conquistou a Copa da Alemanha nas temporadas 1973-1974 e 1974-1975. Lideradas pelos veteranos Jürgen Grabowski e Bernd Hölzenbein, as Águias também frequentavam a parte de cima da tabela da Bundesliga, mesmo batendo de frente com grandes elencos de Bayern e Borussia Mönchengladbach, contando com um elenco muito interessante. Mas a grande glória desta grande equipe, foi a conquista da Copa da UEFA da temporada 1979-1980, no final de um ciclo vencedor.

Esse time do Eintracht Frankfurt de 1979-1980, tinha peças muito consistentes, como o goleiro Jürgen Pahl, nascido na Alemanha, Oriental, o veterano zagueiro Willi Neuberger, o líbero austríaco Bruno Pezzey, o volante Werner Lorrant e o meia Bernd Nickel. Primeiro sul-coreano a atuar na Alemanha, e de maneira geral, em uma grande liga, Cha Bum-Kun, liderava o ataque. Na temporada 1979-180, o Frankfurt acabou a Bundesliga na nona posição, e, na Pokal, caiu nas oitavas-de-final, diante do Stuttgart. Já na Copa da UEFA, foi eliminado Aberdeen, Dínamo Bucareste, Feyenoord, e Zbrojovka Brno, até chegar nas semifinais, onde encarou o Gigante Bayern de Munique, que foi campeão alemão naquela temporada. Na ida, Dieter Hoeneß e Paul Breitner marcaram para dar boa vantagem ao time da Baviera, mas na volta, com gols de Pezzey, o rubronegro igualou o placar, e levou o confronto para a prorrogação. Nela, Harald Karger fez o terceiro gol das Águias, mas Wolfgang Dremmler fez um tento que dava a vaga na final para o Bayern, graças ao saldo qualificado. Mas, gols de Karger e Lorrant, cobrando pênalti, colocaram o Frankfurt na grande decisão.

O rival na grande final, seria o Borussia Mönchengladbach, do jovem defensor Lothar Matthäus. Berti Vogts, Günter Netzer e Jupp Heynckes haviam se aposentado pouco antes, e o craque dinamarquês Allan Simonsen, havia sido vendido ao Barcelona. Contudo, os Potros eram os campeões da Copa da UEFA, após terem batido o Estrela Vermelha na final, na temporada 1978-1979.





O jogo de ida da final foi no dia 07 de maio, na casa do Gladbach. Com um gol de Karger, de cabeça, o Frankfurt abriu o placar, mas o capitão do Gladbach, Christian Kulik, empatou. Hölzenbein, de peixinho voltou a colocar as águias em vantagem, mas Matthaüs e Kulik, balançaram as redes para dar a vitória aos Potros. Na volta, em Frankfurt, o Eintracht, com um gol de Fred Schaub, jovem de 19 anos, venceu pelo placar mínimo, para assegurar a sua primeira taça européia, algo que havia escapado em 1960, quando perdeu a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid, após ter vencido a Bundesliga uma temporada antes.