Grandes Times: o Grêmio de 2016-2017


Um time que pôs fim à um incômodo jejum, sob à estrela de um ídolo, e encantando o Brasil. Numa ascensão que começou após a chegada de Roger em 2015, o Grêmio foi somando taças e virando referência de bom futebol praticado no Brasil.

No meio do ano de 2015, após a perda na final do Gauchão, e a saída do técnico Luís Felipe Scolari, o Grêmio foi atrás de Roger Machado, ex-jogador e auxiliar do clube, que havia feito uma boa campanha com o Novo Hamburgo no estadual daquele ano. Roger implementou um ataque posicional e possessivo no Grêmio, que encantava, e junto de seu Staff, ajudou vários jogadores a evoluírem. O auge do trabalho de Roger foi uma goleada de 5 a 0 sobre o Inter em um Grenal, que entrou para a história. Contudo, o Grêmio não conseguiu chegar aos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2015, e na Libertadores 2016, foi eliminado pelo Rosário Central nas oitavas-de-final.

Posteriormente, o time rosarino caiu nas quartas-de-final, diante do Atlético Nacional. O trabalho de Roger Machado entrou em desgaste, e no mês de Setembro, ele acabou demitido. O Staff do Grêmio, capitaneado pelo presidente Romildo Bolzan Jr., foi atrás do ídolo Renato Portaluppi para o comando técnico, num movimento que mudaria para sempre a história da instituição.

Logo em seu primeiro jogo no comando do Grêmio em sua terceira passagem, Renato ajudou o time a passar pelo Atlético-PR, nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O comandante alterou algumas situações na equipe, como por exemplo, conduzir Ramiro à condição de extremo/interior direito, no lugar de Giuliano, vendido ao Zenit. Também fixou Luan como "Falso 9", deixando Douglas como mediapunta, Pedro Rocha como extremo esquerdo, e Wallace e Maicon volantes. O segundo, se somava à Douglas na criação, com Luan recuando junto aos dois e Edílson, que ficava mais na base da jogada. Já os extremos, Pedro Rocha e Ramiro, infiltravam na área. Também se consolidava a dupla de zaga Pedro Geromel e Walter Kanneman, uma das maiores da história do futebol brasileiro, e o goleiro Marcelo Grohe, voltava a crescer. Este Grêmio encorpou, eliminando o Palmeiras, campeão brasileiro daquele ano, nas quartas-de-final, antes de assaltar o Mineirão duas vezes, para bater o Cruzeiro nas semifinais, e o Atlético-MG, na grande decisão, e ficar com o título da Copa do Brasil 2016. Era quebrado um tabu de quinze anos sem taças, que durava desde a conquista da Copa do Brasil de 2001.

Em 2017, Renato e o Grêmio mantiveram a mesma base de time, com poucas alterações. Wallace foi vendido ao Hamburgo, e deu lugar à Michel no XI titular. Lesionado, Douglas saiu do time, com Luan recuando para a mediapunta, e o contratado Lucas Barrios virando o centroavante. Bruno Cortez tomou o lugar do lesionado Marcelo Oliveira na lateral-esquerda, enquanto Maicon, também machucado, perdeu espaço para o garoto Arthur no meio-campo. Arthur se converteu em um gigante, e na.base da jogada, batendo linhas de pressão, liderou o Grêmio na final da Libertadores 2017, especialmente no jogo de voltam onde o Grêmio fez 2 a 0 no Lanús, na Argentina, com gols de Fernandinho, que assumiu a titularidade na extrema esquerda após a venda de Pedro Rocha ao Spartak Moscou, e Luan, eleito o Rei da América 2017, em plena Argentina. Na ida, o tricolor Gaúcho venceu por 1 a 0, jogando em sua Arena. Para chegar na final, o Grêmio havia eliminado o Godoy Cruz nas oitavas-de-final, o Botafogo nas quartas-de-final, e o Barcelona-Equ nas semifinais. Após o título da Libertadores 2017, o Grêmio se classificou para jogar o Mundial de Clubes, onde eliminou o Pachuca nas semifinais, vencendo por 1 a 0, graças a um gol de Everton na prorrogação. Na decisão, perdeu para o Real Madrid por 1 a 0, com um gol de falta de Cristiano Ronaldo. Mesmo assim, viveu um ano quase perfeito, já que brigou até pelo título brasileiro com o Corinthians, mas poupando titulares em alguns jogos, terminou no quarto lugar da liga.

No começo do ano de 2018, o Grêmio superou o Independiente na Recopa, vencendo nos pênaltis após dois empates sem gols, e ainda conquistou o Campeonato Gaúcho, mostrando que dua senda de títulos ainda não parece estar perto do final.