O maior time da história do Flamengo, e um dos maiores da história do futebol brasileiro. O Flamengo, em questão de um ano, conquistou todos os títulos possíveis para um clube nacional na época, algo que, repassado para os dias de hoje, mesmo que num contexto diferente, é quase impossível de acontecer. Durante a Copa do Mundo de 1982, o Flamengo ostentava ia títulos de campeão brasileiro, carioca, da Libertadores, e do Mundial de Clubes, conquistados entre 1981 e 1982, após a conquista do Brasileiro de 1980.
Essa conquista supracitada, classificou o Flamengo para a disputa da Libertadores de 1981. O time, no começo do ano de 1981, era treinado por Claudio Coutinho, que antes da Libertadores, deixou o cargo de comandante, por conta de desentendimentos com a diretoria, e tempos depois, morreu. Modesto Bría e Dino Sani trabalharam como interinos, até que Paulo César Carpegiani, ex-jogador do próprio clube, atleta até o ano anterior. O jovem comandante montou um time adaptativo e funcional, que num 4-3-3 assimétrico, que posteriormente bem podia ser interpretado em 4-4-2 ou algo similar, apostava na capacidade e inteligência dos jogadores para circular a bola e gerar os ataques.
O goleiro desse grande Flamengo era Raul, que após deixar o Cruzeiro, onde brilhou, chegou ao Rio em 1978. Na lateral-direita, o dono da posição era Leandro, jogador de muita qualidade. A zaga, era formada por Marinho e Mozer, zagueiro de muita qualidade no passe, e a lateral-esquerda, tinha Júnior, um maestro de muita habilidade.
O meio-campo começava com o volante Andrade, jogando por trás de Adílio, um meia habilidoso, de bom drible, força e chegada. Zico, era o craque do time. Grande cobrador de faltas, técnico, de ótimo drible, habilidade, e acima de tudo, um camisa 10 extremamente inteligente para se mover em campo, foi o melhor jogador da Copa do Mundo de 1982, mesmo que não tenha sido reconhecido assim. E na frente, Lico e Tita eram os pontas, com o segundo tendo sido deslocado para lá, após começar a carreira como meia, e o centroavante, era Nunes, sempre pronto para marcar gols. O grande zagueiro Luis Pereira, ex-Palmeiras, deixou o Rio no começo do ano, após retornar do Atlético de Madri-ESP.
O Flamengo começou a disputa do Campeonato Brasileiro em janeiro, e após um bom começo, foi eliminado nas quartas-de-final pelo Botafogo, e viu o título acabar nas mãos do Grêmio. Mas com um time taticamente bem organizado, tecnicamente privilegiado, e eficiente, conquistou o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, fazendo 3 a 0 no Liverpool em Tóquio, com gols de com gols de Nunes (2x) e Adílio. E em 1982, após uma final emocionante contra o Grêmio, o Fla voltou a ser campeão brasileiro. Ou seja, antes da Copa do Mundo da Espanha, o rubro-negro era o campeão carioca, brasileiro, da América, e do Mundial, e provavelmente, o melhor time de futebol do planeta.
Time-base: Raul; Leandro Mozer, Figueiredo, e Júnior; Andrade, Adílio, e Zico; Lico, Nunes e Tita. Técnico: Paulo César Carpegiani.
0 Comentários