A História do futebol, na sua era moderna, tem cerca de 150 anos. Contudo, a trajetória deste esporte é ainda mais ampla, movida por milhares de apaixonados que lotam os estádios e assistem pela televisão várias partidas disputadas por equipes de todo o planeta.
Antes da implementação do futebol, tivemos vários jogos predecessores. Há vestígios de práticas similares ainda na dinastia Huang-Ti, na China, três mil anos a.C., com um jogo chamado de tsu-chu. Povos como os gregos e os maias também tinham seus jogos, que evoluíram para modalidades mais elaboradas, como o Soule na França, o Calcio na Itália e o Football, que nasceu nas ruas da Inglaterra, dando origem ao rúgbi e ao futebol, como o conhecemos hoje. O jogo, contudo, só passou a estabelecer regras mais claras posteriormente, e só foi estabelecido de fato quando passou a ser regulado com o surgimento da "Football Association", a primeira entidade de administração do futebol.
Por volta de 1848, o futebol já tinha as suas primeiras regras de disputa definidas. Na década de 1850, surgiram os primeiros torneios. Contudo, a existência de várias regras diferentes em vigor em Londres e outras cidades inglesas dificultava a realização destes torneios entre clubes e escolas. Alguns veteranos de Cambridge, com o apoio do jornalista John D. Cartwright, começaram a elaborar a ideia da criação de um órgão para administrar e organizar de maneira uniforme as regras do esporte que se popularizava.
Assim, no dia 26 de outubro de 1863, representantes de doze clubes se reuniram pela primeira vez em Londres, com a intenção de fundar uma nova entidade. Barnes, War Office, Crusaders, Forest Leytonstone, Kilburn, Crystal Palace, Blackheath, Kensington School, Perceval House, Surbiton e Blackheath Proprietory School and Charterhousea estavam presentes nas reuniões que resultaram na fundação da Football Association, entidade que passou a regular o futebol na Inglaterra e o faz até os dias de hoje. Alguns anos depois, em 1878, foi criada a International Football Association Board, que passou a gerir as regras do futebol e também o faz até hoje.
Na prática, o Sheffield Football Club, fundado no dia 24 de outubro de 1857 por Nathaniel Creswick e William Prest, é reconhecido como o primeiro clube de futebol do mundo. Neste mesmo período, também foi criado o Cambridge University Association Football Club, mas foi o Sheffield que posteriormente ganhou o reconhecimento histórico de ser o primeiro clube da história do esporte britânico, por parte da FIFA. O primeiro campeonato da história do futebol, oficialmente, foi a Youdan Cup. Ela foi disputada por 12 clubes e patrocinada pelo teatro Thomas Youdan, tendo o Hallam FC se sagrado campeão, após vencer o Norfolk na final por 2 a 1, em jogo disputado no estádio Bramall Lane. Já a FA Cup, conhecida no Brasil como Copa da Inglaterra, foi criada por Charles W. Alcock e teve a sua primeira edição na temporada 1871-72. O time do Wanderers FC se sagrou o seu primeiro campeão, após vencer o Royal Engineers por 1 a 0 na final, com um gol de Morton Betts.
Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se com a colonização. Diversas colônias Britânicas passaram a adotar o jogo. A Scottish Football Association foi fundada em 1873 na Escócia, dois anos antes da Football Association of Wales surgir no País de Gales. A Irish Football Association surgiu na Irlanda em 1880. O primeiro jogo de futebol internacional foi disputado no dia 30 de novembro de 1863 entre as seleções de Escócia e Inglaterra em Glasgow. A partida não teve gols, mas foi um marco, pois até então as competições se resumiam a pequenos torneios entre clubes e combinados locais. O árbitro do primeiro amistoso internacional foi o escocês Mr. Keay. Os escoceses entraram em campo com Gardner, Ker e Taylor; Thompson, J. Smith, R. Smith, Leckie e Rhind; Mackinnon, Weir e Wotherspoon. Já os ingleses alinharam com Barker, Greenhalph, Welch, Chappell e Maynard; Brockbank, Clegg e Kirkesmith; Ottaway, Chenery e Morice.
Na década de 1880, a Holanda e a Dinamarca fundaram as suas federações. O primeiro país de fora da Europa a instituir sua federação de futebol foi a Nova Zelândia, em 1891. Na América do Sul, a Argentina foi a primeira a fundar sua federação, em 1893, dois anos antes do Chile. Na sequência, a Bélgica, a Suíça, a Itália, a Alemanha, o Uruguai, a Hungria, a Noruega e a Suécia seguiram pelo mesmo caminho. O futebol já estava espalhado pelo mundo e era um sucesso. Com a internacionalização do futebol, surgiu no dia 21 de maio de 1904 a FIFA. As associações fundadoras foram as da Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça. As associações de futebol do Reino Unido, as chamadas Home Nations, se opuseram à criação desse órgão.
O futebol fez parte dos jogos olímpicos pela primeira vez na edição de Saint Louis-1904, época em que a organização internacional, com a fundação da FIFA, tinha início. Poucos mais de dez anos depois, surgiu a Copa América. Em 1930, foi realizado o primeiro Mundial de futebol no Uruguai, para os homens.
Pouco tempo depois, em 1969, o futebol feminino, que havia sido proibido na Inglaterra nos anos 1920, voltou a ser praticado, expandindo-se para fora de seu território. A primeira partida internacional de seleções femininas ocorreu em 1972, mais de 100 anos depois do primeiro jogo masculino, com a Inglaterra vencendo a Escócia por 3 a 2. Em 1991, os EUA receberam a primeira Copa do Mundo de futebol feminino. Em 1996, também nos EUA, em Atlanta, o futebol feminino foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos.
E assim, década após década, o futebol e suas submodalidades, como o Futsal e o Futebol de areia, vão crescendo e ganhando novos adeptos, entre homens e mulheres.